Institucional, Educação Digital

07.03.2022

Colégio Bom Jesus de Lages (SC) é Escola de Referência Google for Education

link copiado
Colégio Bom Jesus de Lages (SC) é Escola de Referência Google for Education

O Colégio Bom Jesus Diocesano, em Lages (SC), agora é reconhecido como uma Escola de Referência Google for Education. Com essa conquista, a unidade passa a fazer parte do grupo global de instituições de ensino que utilizam metodologias ativas e modernas, com tecnologias educacionais como o Google Workspace for Education e Chromebooks, para proporcionar um ensino de excelência, mais interativo e colaborativo.

Compartilhamento de arquivos, organização de ideias, estruturação de conteúdo, criação de uma teia de apoio pedagógico que se facilita desde as rotinas administrativas até o processo de avaliações e verificação do ensino-aprendizagem são algumas das ferramentas beneficiadas com o reconhecimento como Escola de Referência Google for Education.

Segundo o gestor do Colégio Bom Jesus Diocesano, Marcio Souza, essas ferramentas colaborativas assumem outros conceitos com o uso do Google na didática dos professores. “Elas ativam o princípio de mútua ajuda com a capacidade de integrar o ser humano a qualquer tempo e espaço, a depender da sua disponibilidade, e isso facilita os trabalhos em equipe, com resultado mais efetivo e conectado com as demandas educacionais propostas em países de primeiro mundo”, avalia o gestor.

Souza observa ainda que os benefícios do reconhecimento geram uma cadeia de ganhos que vão da esfera operacional até os aspectos cognitivos mais complexos. Além do que, com as ferramentas e o conhecimento tecnológico em mãos, o papel dos alunos e dos professores é ressignificado: os estudantes são os protagonistas dessa troca de conhecimento e os docentes passam a ser guias provocadores, processo que o Google reconhece como “estudo intuitivo”.

As tecnologias garantem maior mobilidade, independência e interatividade entre professor e aluno. “Os benefícios que esse reconhecimento nos traz acabam gerando a capacidade de mudança de comportamento e, por consequência, dão uma nova dinâmica à cultura escolar. Sem falar que, hoje em dia, dissociar qualquer atividade humana do advento tecnológico implica a perda de oportunidades, de engajamento sustentável, de ganho de tempo”, complementa o gestor.

No Grupo Educacional Bom Jesus, a mudança da mentalidade das equipes pedagógicas sempre esteve à frente da gestão escolar, buscando o princípio de inovação e atualização, seja das tecnologias educacionais, ou da forma de pensar a educação. A proposta Google, então, deixa as salas de aula mais dinâmicas, interessantes e criativas, com educação 4.0, tornando-se espaços diferenciados de ensino-aprendizagem.

Os últimos dois anos foram marcados mais fortemente pela importância dessa estrutura e pelo constante aprimoramento em níveis tecnológicos. “Essa constante ‘mutação pedagógica’ pode trazer benefícios a toda a comunidade escolar. Eu sempre defendi que a educação não deve passar por transformação, a educação é a transformação. Nesse sentido, a transformação sai de um conceito fixo e assume uma identificação atemporal, sem uma data de começo ou fim”, comenta o gestor da unidade do Bom Jesus em Lages.

Colégio tem reconhecimento Google for Education em todo o Brasil

Em todo o Grupo Educacional Bom Jesus, que conta com 36 colégios em cinco estados brasileiros, cinco unidades já possuem o reconhecimento Google for Education. Em Santa Catarina, as unidades Colégio Bom Jesus Itajaí, Bom Jesus Pedra Branca, em Palhoça, e Bom Jesus Santo Antônio, em Blumenau, já são reconhecidas como Escolas Referência Google for Education. Em Florianópolis, o Bom Jesus Coração de Jesus recebeu o mais recente reconhecimento, seguido pelo Colégio Bom Jesus Diocesano, em Lages. No Paraná, o Colégio Bom Jesus Lourdes é a escola certificada do Grupo no estado.

Confira os perfis dos Colégios Bom Jesus publicados no diretório global do Google.