Blog, Geral

31.01.2024

Preparando seu filho para o começo do ano letivo

link copiado
Preparando seu filho para o começo do ano letivo

Retornar às aulas e ajustar novamente a rotina das crianças e dos adolescentes é algo desafiador. Isso acontece porque essa época envolve muitas expectativas, incertezas e diversos sentimentos.

Nesse cenário, os pais têm papel crucial ao auxiliar os filhos a se readaptar à rotina das aulas. Com dedicação e foco, é possível tornar essa experiência mais leve e natural. Aqui estão algumas dicas para preparar seu filho para o novo ano letivo.

Retome a rotina

O primeiro passo é retomar a rotina gradualmente, alguns dias antes do início das aulas. Isso inclui acordar mais cedo, arrumar a cama e o quarto, planejar a semana e ter horários regulares de sono e refeições.

Além de ajudar os alunos a entrar de novo no ritmo escolar, uma rotina consistente reduz a ansiedade e melhora o foco. Dessa forma, eles estarão mais preparados para retornar às aulas e ter um ano produtivo.

Estabeleça objetivos para o ano

Traçar metas e conversar sobre os melhores caminhos para atingi-las são tarefas importantes para realizar com os filhos. Essas práticas ajudam as crianças e os adolescentes a desenvolver uma visão mais intencional sobre suas escolhas e ações, mesmo que em menor proporção.

É claro que as metas não precisam ser complexas. Pode ser, por exemplo, contratar um plano de aulas particulares para melhorar o desempenho do aluno em determinada matéria e para ele ter mais segurança no momento das provas, pré-estabelecer a quantidade de livros que ele vai ler ao longo do ano ou, até mesmo, qual esporte ele vai começar a praticar.

Definir objetivos claros pode aumentar a motivação e o engajamento dos alunos, principalmente no começo das aulas. Porém, evite pressionar demais pelo desempenho, pois cada criança e adolescente tem o próprio ritmo.

Organize o ambiente de estudos

Uma atividade legal para fazer junto a seu filho é preparar seu ambiente de estudos. Organizar os materiais, escolher um lugar tranquilo da casa para ele realizar as leituras e as tarefas são algumas formas de prepará-lo para o início do ano letivo. É importante que as crianças e adolescentes participem dessa arrumação para que entendam a importância de um espaço organizado e livre de distrações para uma aprendizagem eficaz.

Incentive o gerenciamento de tempo

Gerenciar bem o tempo para fazer as tarefas, estudar para as provas e ainda ter momentos de lazer e descontração exige organização e foco. As habilidades de gerenciamento de tempo são fundamentais. Por isso, é muito importante ajudar as crianças e os adolescentes a fazer esse controle.

Auxilie seu filho a criar um cronograma diário de estudos e atividades, separando um tempo para rever os conteúdos e dar atenção especial para as matérias em que tem maior dificuldade. Além disso, combine horários e dias para ele fazer o que gosta, sem comprometer seu aprendizado.

Incentive a independência

O momento de pré-retorno às aulas é ideal para incentivar seu filho a ter mais autonomia e assumir responsabilidades, como organizar seu material e tempo. Isso o ajuda a desenvolver sua independência e confiança, tanto para a vida escolar quanto para as outras áreas da vida.

Esse também pode ser um grande desafio para os pais, afinal, pode ser tentador tomar decisões e fazer as atividades por seu filho. No entanto, recomendamos que persista em deixá-lo à frente das ações e abrir espaço para que ele desenvolva os próprios mecanismos para se organizar e fazer suas escolhas.

Apoio emocional

Lembre-se que esse período envolve muitas emoções, e que algumas delas podem ser difíceis de administrar. Por isso, esteja presente e disponível para ouvir as preocupações de seu filho, acolhendo-o e aconselhando-o. Afinal, o apoio emocional é essencial durante os períodos de transição.

O Colégio Bom Jesus está preparado para recepcionar e acolher seu filho para um novo ano de aprendizado. Acesse o BJ Connect e confira o cronograma de aulas da Unidade do seu filho ou agende uma visita na Unidade mais próxima de você.

 


BLOG e NOTÍCIAS RELACIONADAS