Blog, Institucional, Geral, Feras, Vestibular

09.04.2024

Como organizar seus estudos para arrasar no vestibular

link copiado
Como organizar seus estudos para arrasar no vestibular

O ano de vestibular pode ser muito desafiador, com tantas expectativas e receios, além da rotina de estudos. Por isso, é essencial se organizar para ter segurança no seu desempenho e para controlar os níveis de ansiedade e estresse nessa fase tão importante.

Que nossos Feras vão arrasar e conquistar suas vagas dos sonhos nos vestibulares deste ano, nós já sabemos. Mas que tal começar a aplicar uma nova rotina e organização para aproveitar melhor o tempo? 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar nossos Feras nessa etapa tão importante. Confira a seguir!

Defina seus objetivos

Ter objetivos claros é um dos primeiros passos para organizar a rotina de estudos e planejar o ano. Por isso, a primeira dica é começar definindo claramente quais são seus objetivos para o vestibular. 

Qual o curso de graduação que você deseja cursar? Qual a instituição? Em qual país? Ou seja, esse planejamento vai variar de acordo com os objetivos de cada estudante.

Crie um cronograma

Uma das formas mais eficientes para organizar os estudos durante o ano letivo e, principalmente, os conteúdos pré-vestibular é criando um cronograma de estudos. Para isso, é necessário marcar datas importantes, como os dias das provas dos vestibulares que você pretende prestar, simulados e as principais revisões do ano.

Com essas informações você pode começar a trabalhar em um plano de estudos eficiente e que vai te ajudar a alcançar os seus objetivos. Para auxiliar nessa organização semanal, o Colégio Bom Jesus disponibiliza um planner semanal dos Feras, que você pode usar para estruturar seus estudos.

Identifique suas dificuldades

Depois de estabelecer um cronograma, é importante identificar quais são os pontos mais desafiadores para você. Então reconheça quais são as disciplinas ou os tópicos que você considera mais difíceis. Isso porque será necessário reservar mais tempo para estudá-los.

As áreas mais desafiadoras são aquelas às quais talvez seja preciso dedicar mais tempo ou, até mesmo, aquelas em que você pode precisar de ajuda. Lembre-se de que reconhecer as dificuldades é uma etapa importante para superá-las.

Estude as provas anteriores

Uma ótima forma de se preparar para as provas que vai prestar é estudar com base nas provas anteriores do vestibular. Isso ajuda a conhecer o formato das questões, a gerenciar melhor o tempo durante a prova, além de ser um “termômetro” do nível de dificuldade que você vai encarar.

Tanto em simulados quanto na sua rotina de estudos, separe um tempo para analisar melhor as provas passadas. Dessa forma, você se prepara ainda melhor para os vestibulares que vai prestar.

Você tem apoio

Durante essa fase, lembre-se sempre de que existem pessoas ao seu redor que estão prontas para te apoiar e auxiliar. Por isso, não deixe de procurar ajuda de professores, colegas e da sua família. Essa rede de apoio pode ser valiosa para você encarar as dificuldades desse processo. 

Com organização e planejamento você aproveita o seu ano da melhor forma, com mais leveza e tranquilidade. Afinal, quem é Bom Jesus já nasce Fera!

 


BLOG e NOTÍCIAS RELACIONADAS


 
AGENDAR UMA VISITA