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13.12.2024Diálogo na escola: uma virtude franciscana que transforma
O diálogo promove a harmonia e boa convivência entre as pessoas. É por meio dele, principalmente o diálogo na escola, que é possível fortalecer laços e encontrar a solução para conflitos, considerando diferentes pontos de vista.
Nesse sentido, estimular essa virtude franciscana no processo de aprendizagem pode auxiliar as crianças a desenvolverem a habilidade de comunicação, que é essencial para o crescimento de cada aluno.
Neste conteúdo, vamos explicar como o diálogo na escola é importante e transformador. Se você é um professor ou se interessa em aprimorar o diálogo em sala de aula, continue a leitura!
Qual é a importância do diálogo na escola?
Cada criança começa a sua trajetória escolar trazendo conceitos que podem ser diferentes da concepção dos outros colegas. Isto é, uma criança pode ter percepções sobre as situações que entram em conflito com as posições de outros alunos e até mesmo dos professores.
Negociar e ceder diante de conflitos é possível e necessário dentro do ambiente escolar, e é por isso que o diálogo na escola é essencial para se ter um ambiente mais harmônico.
Isso acontece porque a escola possui a função de criar um espaço acolhedor, onde os alunos desenvolvem a escuta ativa. A pluralidade de opiniões é repleta de possibilidades de interpretações, o que pode ser muito enriquecedor para construir a argumentação.
Nos anos iniciais, por exemplo, os alunos costumam trazer muitas dúvidas, que não envolvem apenas os conteúdos ensinados em sala de aula. A virtude franciscana do diálogo faz com que as conversas sobre esses assuntos sejam mais produtivas e encorajadoras.
Como dialogar com os alunos?
O primeiro aspecto para manter o diálogo, quando falamos dos alunos especificamente, é manter a objetividade junto com o acolhimento.
O diálogo na escola é essencial para o melhor desenvolvimento dos alunos e está ligado à permanência dos alunos no colégio. Quando os estudantes e as famílias percebem que o período na escola pode ser enriquecedor em vários sentidos que ultrapassam o ensinamento de conteúdos, ir à escola fica mais prazeroso e divertido.
A seguir, vamos nos aprofundar em iniciativas que promovem o diálogo na escola.
Organize atividades de integração
Dependendo da série e da idade dos alunos, os professores podem organizar dinâmicas que favorecem a integração entre os colegas. Algumas brincadeiras como “qual animal você seria”, por exemplo, demonstram os interesses em comum das crianças e também estimulam a criatividade.
Aproximação com a realidade dos alunos
As referências e formas de comunicar são diferentes em cada geração. Portanto, os professores devem adaptar as suas abordagens de acordo com essas características. O dinamismo nas aulas e os materiais de apoio para ensinar determinados conteúdos também fazem parte do diálogo na escola.
Seja flexível
A sala de aula é um ambiente extremamente dinâmico. Diante disso, apesar de os professores manterem planejamento e organização em suas aulas, é necessário entender que desafios podem surgir ao longo do ano letivo e é preciso se adaptar diante deles. A flexibilidade é, nesse sentido, uma habilidade fundamental para os educadores.
Mude a abordagem para cada situação
O diálogo na escola incentiva a resolução de diferentes problemas, que vão desde a melhor convivência entre os colegas até o estímulo à confiança e união. No entanto, a abordagem do professor deve ser específica para cada situação.
O que significa a virtude franciscana do diálogo?
O diálogo envolve mais do que palavras que trocamos uns com os outros. Ele é a expressão da harmonia entre as pessoas e também representa a inspiração de São Francisco: vivemos aquilo que também falamos.
Um bom diálogo pode aproximar, melhorar a compreensão de realidades diferentes e promover a empatia. A virtude franciscana do diálogo também passa pelo respeito e encoraja a união.
No Colégio Bom Jesus, existem projetos que aprimoram e incentivam o diálogo.
O BJ Talks, por exemplo, é um projeto criado para que os alunos possam ouvir e compartilhar experiências, além de olhar com atenção para o presente e fazer projeções para o futuro. A partir do componente de Projeto de Vida da 3.ª série do Ensino Médio, uma cultura institucional de integração, partilha e corresponsabilidade envolvendo a comunidade escolar é estimulada. O evento, inspirado no TED Talks e nos Summits, coloca estudantes concluintes do Ensino Médio em contato com ex-alunos e profissionais da cidade.
Já o Encontro Inter-Religioso é um evento que reúne os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental e líderes de Tradições Religiosas estudadas ao longo da vida escolar dos alunos no Bom Jesus.
De acordo com Mário Renato Longen, coordenador de Ensino Religioso do Colégio Bom Jesus, “o encontro é um momento em que os alunos fazem suas perguntas aos líderes presentes, esclarecendo dúvidas, aprofundando o conhecimento e buscando respostas para suas curiosidades”, explica.
Ele conta ainda que o evento surgiu com base no material didático de Ensino Religioso a partir da LDB 9.394/1996, que prevê que essa área do conhecimento contemple a diversidade religiosa e cultural no Brasil.
“A importância do Encontro Inter-Religioso reside na experiência prática da virtude do diálogo e do acolhimento ao outro, mesmo que diferente: líderes de diferentes religiões dialogam e se acolhem, alunos acolhem líderes religiosos e são também acolhidos por eles. No evento os líderes demonstram o acolhimento e o respeito a outras práticas religiosas sem preconceitos, passando esse ensinamento aos alunos”, conta.
Esse projeto promove na prática o diálogo entre a diversidade de crenças e as práticas religiosas, demonstrando aos alunos e à sociedade que a paz, o convívio e o respeito são caminhos possíveis para a construção de cidadãos melhores e consequentemente uma sociedade melhor, mais humana e mais pacífica.
Mario também reforça que o evento é inspirado em Francisco de Assis, que buscou o diálogo e o respeito com todos, inclusive com pessoas de religiões diferentes. O evento em si é um diálogo entre religiões e gerações diferentes, pois apresenta de um lado pessoas adultas com uma longa história em uma Tradição Religiosa e, do outro lado, adolescentes de uma geração muito diferente que se interessam em perguntar, ouvir e dialogar com líderes de religiões importantes.
Aqui no Colégio Bom Jesus, incorporamos as virtudes franciscanas na rotina da sala de aula. O Projeto Virtudes e Atitudes trabalha em todos os níveis de ensino esses valores, refletindo os exemplos de vida e os ensinamentos de Francisco de Assis. Alunos, familiares, professores e sociedade partilham de conhecimento e consciência de responsabilidade social.
Acesse o nosso site e encontre a unidade mais próxima da sua família!
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