Olimpíadas, Geral, Institucional

24.11.2023

Alunas do Colégio Bom Jesus garantem medalhas na Quimeninas

link copiado
Alunas do Colégio Bom Jesus garantem medalhas na Quimeninas

Estudantes de colégios do Grupo Educacional Bom Jesus ganharam medalhas e menções honrosas na competição nacional Quimeninas – um projeto criado pela Olimpíada Nacional de Química para premiar apenas mulheres. Ana Paula Nagornni Rohling e Fabiola Cunha Shepelski Laurindo, do Colégio Bom Jesus Divina Providência, em Curitiba, e Gabriella do Valle Chemim, do Bom Jesus de São José dos Pinhais, conquistaram medalhas de prata. Já Alanna Moreira Mota Lopes, estudante do Bom Jesus Centro, de Curitiba, conquistou o bronze. 

Ana Flávia Alves de Souza, do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, de Rolândia (PR), e Dunia Mohamad Zahoui, do Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário, em Paranaguá (litoral do Paraná), também conquistaram medalhas de prata na competição nacional Quimeninas. Ana Flávia, Dunia, Alanna, Ana Paula e Fabiola também receberam menções honrosas na olimpíada, juntamente com outra aluna do Colégio Bom Jesus de Rolândia, Rafaela Zamcopé, e Julia Lage de Lima, do Colégio Bom Jesus São José, de São Bernardo do Campo (SP).

Outras menções honrosas na competição foram para estudantes do Colégio Bom Jesus Divina Providência, de Curitiba: Aléxia Koscianski e Monique C. Swarofski. As alunas do Bom Jesus São José dos Pinhais Geovana Princival Jacon e Isadora Handar Bevilacqua também conquistaram menções no Quimeninas. 

Para o coordenador de Química do Colégio Bom Jesus, Paulo Chistoff, uma competição feminina representa um grande incentivo para a entrada das mulheres na área científica, além de impulsionar a transformação significativa no cenário acadêmico e profissional. Ele lembra, ainda, que a ONU estabelece 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, “A ONU pede que todos criem um ambiente onde as mulheres possam realizar o seu verdadeiro potencial e as meninas de hoje se tornem as principais cientistas e agentes de inovação de amanhã, moldando um futuro justo e sustentável para todos”, ressalta o professor Paulo.

Olimpíadas educacionais, como a Quimeninas, trazem aos estudantes experiências fora do ambiente escolar, colaborando com o preparo para o vestibular e para a universidade. Paulo explica que olimpíadas podem auxiliar no ingresso em instituições públicas. 

 

 Ganhadoras da Quimeninas 2023


GALERIA DE FOTOS