Blog

23.06.2023

Por que o material didático da escola é tão importante?

link copiado
Por que o material didático da escola é tão importante?

Quanto você valoriza e analisa o material didático de um colégio para matricular seu filho? Você sabia que ele ajuda a perceber um pouco sobre a linha metodológica da escola? Dos diversos pontos que devem ser avaliados, o material didático é um dos principais que os pais necessitam considerar no momento de escolher a escola dos filhos.

Isso se deve ao fato de o material didático reunir informações de apoio a atividades pedagógicas. Hoje os livros didáticos se caracterizam como um dos recursos pedagógicos, podendo ser utilizados como fonte de consulta para confirmar hipóteses estabelecidas e resolver problemas relacionados aos temas de estudo.

Além disso, esses materiais contribuem para a revisão desses conteúdos, pois, geralmente, apresentam uma síntese dos conteúdos escolares, uma base para a revisão e os estudos. Os livros didáticos também se caracterizam como um dos recursos para a aplicação e sistematização das aprendizagens, por meio das atividades propostas.

Eles têm como objetivo contribuir para a sistematização de conceitos, valores e atitudes essenciais para a construção do conhecimento acadêmico e o desenvolvimento da consciência crítica e do senso de coletividade. Por isso, antes de escolher determinado colégio, é importante que pais ou familiares conheçam e examinem o material didático ao qual os alunos terão acesso, levando em conta o papel dele na formação da criança.
Neste artigo, vamos falar da importância desses materiais e de tudo que você precisa saber a respeito do material didático do Bom Jesus.

Como é definido o material didático?

De modo geral, o processo de definição dos materiais está diretamente relacionado à proposta metodológica e pedagógica da escola e contribui para a sistematização dos conteúdos escolares previstos no plano curricular. O Colégio Bom Jesus rede Bom Jesus, por exemplo, produz muitos dos materiais didáticos utilizados pelos estudantes, há quase dez anos, por meio da Editora Bom Jesus, que integra o mesmo grupo educacional da instituição de ensino.

A seleção e produção desses materiais colabora com a abordagem dos conteúdos relacionados ao currículo utilizado na escola. Além disso, apresentam propostas que contribuem para ampliar a visão de mundo dos estudantes e, geralmente, oferecem diferentes estratégias metodológicas, de modo a contemplar uma grande parte dos perfis de estudantes ou estilos de aprendizagem.

Nesse sentido, os materiais à disposição variam conforme a escola. Grande parte dos materiais utilizados nos Colégios Bom Jesus são desenvolvidos pela equipe da Editora Bom Jesus, em parceria com os coordenadores do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP), que conta com  mais de 100 professores e pesquisadores, que analisam o plano de obra e realizam a leitura crítica, o que garante o devido padrão de excelência aos alunos de todas as unidades.

Existem, também, diferenças fundamentais entre os tipos de materiais. As apostilas, por exemplo, geralmente, são compactas em relação ao conteúdo e mais destinadas à revisão. Os livros didáticos, por sua vez, geralmente apresentam abordagens mais ampliadas e aprofundadas.

O Colégio Bom Jesus valoriza o desenvolvimento do conhecimento por meio da contextualização, da integração dos componentes curriculares e da interdisciplinaridade. É justamente por esse motivo que o Bom Jesus opta pelos livros, em razão de esse tipo de material estar mais alinhado à proposta pedagógica desenvolvida nos colégios da rede.

Como o material será utilizado pela escola?

Outro quesito a ser observado por pais e responsáveis é a forma como esses materiais serão empregados na dinâmica escolar. Para isso, é importante questionar sobre o uso que se faz dos materiais didáticos e o papel que desempenham no processo de ensino-aprendizagem.

Essa questão tem relação direta com a metodologia do colégio. Isso envolve compreender como os materiais são usados em sala de aula, como sugestão de complementação de leitura e tarefas complementares para a manutenção de aprendizagem.

Porém, em que momento ocorre essa avaliação? O ideal é que ela aconteça no momento de visita à escola, antes mesmo da efetivação da matrícula. Essa é a ocasião ideal para tirar todas as dúvidas relacionadas ao material didático e à linha pedagógica do colégio. Entretanto, se seu filho já está matriculado, você também pode entrar em contato com a assessoria pedagógica para conhecer mais detalhadamente a dinâmica da instituição na qual seu filho está matriculado.

Qual é a responsabilidade da escola?

Se o papel dos pais é analisar os materiais e a linha pedagógica da escola na qual vão matricular o filho, o da instituição de ensino é selecionar materiais atualizados e que contribuam para a ampliação das vivências escolares bem como para a aplicação da linha metodológica. Também é crucial que esses materiais estejam de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e demais orientações legais  do Ministério da Educação.

O material didático deve ser, igualmente, escolhido para promover discussões relativas ao cotidiano dos alunos, uma vez que essa é uma maneira muito eficiente de despertar o interesse pelo processo de aprendizagem. Deve ainda ativar os conhecimentos prévios de modo a estabelecer “link” com uma nova aprendizagem.

Além disso, no Colégio Bom Jesus, ao selecionar o material didático é analisada a oportunidade da aplicação de metodologias ativas, isto é, aquelas vinculadas à resolução de problemas e à abordagem investigativa, possibilitando aos estudantes o levantamento de hipóteses.

Outro aspecto interessante a ser observado diz respeito às atividades de registro. É importante que o material didático ofereça diferentes estratégias de registro e que contribua para o desenvolvimento do processo cognitivo como um todo. Ou seja, que contemple propostas que incluam a memorização, o entendimento, a aplicação, a análise, a avaliação e a criação a partir dos estudos realizados na escola.

Sendo assim, é de responsabilidade da escola levar em consideração todas essas questões no processo de escolha ou elaboração do material didático.

Cuidados com materiais desatualizados

Conforme relatado anteriormente, o cuidado com a atualização dos materiais didáticos é de responsabilidade da instituição de ensino. Afinal, os materiais têm prazo de validade para a atualização dos textos e das novas abordagens implementadas, à medida que avançam as pesquisas relacionadas ao ensino e à aprendizagem.

A mudança das diretrizes de ensino e, até mesmo, das formas de ingresso no Ensino Superior, por exemplo, deve ser observada, haja vista a recente mudança do formato do Ensino Médio e as possíveis reformulações do Enem e dos vestibulares. Semelhante ao que aconteceu há alguns anos, com a inclusão do 9.º ano no Ensino Fundamental.

Todos esses fatores influenciam, diretamente, a seleção e a abordagem  dos conteúdos e a apresentação deles na sala de aula. Por isso, os livros e as apostilas precisam ser constantemente atualizados e adaptados para esses novos contextos.

Continuidade do ensino

O planejamento de materiais para o uso contínuo, desde a Educação Infantil até a conclusão do Ensino Médio, também precisa ser contemplado. No Bom Jesus, a linearidade na abordagem metodológica do material produzido para a rede de colégios possibilita o atendimento integral das competências, das habilidades e dos conteúdos previstos para cada etapa de ensino.

Dessa forma, os estudantes e professores que fazem uso do material se beneficiam de um trabalho contínuo, estruturado com base em uma sequência de conteúdos alinhados aos níveis de conhecimento trabalhados em cada ano.

O Colégio Bom Jesus trabalha com materiais didáticos próprios, elaborados e selecionados com padrão de excelência, favorecendo a construção de conhecimento pelos estudantes para que ocorra uma aprendizagem com entendimento e em profundidade. Quer saber mais sobre o Colégio Bom Jesus? Agende uma visita e venha nos conhecer!
 


BLOG e NOTÍCIAS RELACIONADAS