Blog

28.02.2024

Adaptação escolar: como lidar com a mudança de segmento

link copiado
Adaptação escolar: como lidar com a mudança de segmento

A adaptação escolar é um processo que se repete em diferentes momentos da jornada de aprendizagem, não apenas nos anos iniciais, quando os pais empregam mais atenção à nova rotina da criança que está vivendo a primeira experiência fora do ambiente familiar. Já falamos sobre os períodos de adaptação dos pequenos que iniciam sua jornada na escola e também sobre a mudança de colégio. Essas situações são as que despertam mais a atenção dos pais.

Porém, as transições da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e do Fundamental para o Médio também exigem cuidado, já que trazem novos desafios para os estudantes e as famílias. Essas transições são passos muito importantes na vida do estudante, por isso separamos algumas dicas para deixar esses processos mais leves. Confira a seguir algumas estratégias para lidar com as mudanças desses segmentos.

Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental:

Preparação emocional

A mudança de ambiente e a entrada em uma nova fase escolar podem gerar ansiedade e insegurança nas crianças. É essencial oferecer apoio emocional e explicar de forma simples, real e positiva as mudanças que estão por vir, sem gerar falsas expectativas.

Novas rotinas

Ajude a criança a criar uma rotina para os novos horários de estudo e atividades extracurriculares. É importante compreender que agora existe uma nova estrutura e, por isso, novas regras. Uma rotina estruturada ajuda na adaptação e no desenvolvimento da criança.

Integração da independência

Incentive a criança a fazer coisas por si mesma, como se vestir, arrumar a mochila e organizar seus materiais escolares. Isso ajuda a desenvolver a autonomia e a preparar para as responsabilidades do Ensino Fundamental.

Manter uma comunicação aberta

Esteja sempre disponível para conversar e ouvir as preocupações e emoções da criança em relação à transição. Uma comunicação aberta e acolhedora a ajuda a se sentir segura, amparada e compreendida.

Do Ensino Fundamental para o Ensino Médio:

Reconheça as novas necessidades

Como toda nova fase, a mudança do Ensino Fundamental para o Ensino Médio é repleta de expectativas, tanto para os alunos quanto para as famílias. Por isso, ambos precisam entender quais são as novas demandas e obrigações do segmento.
Além disso, é importante realinhar a rotina escolar com as demais programações dessa nova fase. Por isso, seja paciente e tire um tempo para fazer as mudanças necessárias.

Tenha um diálogo aberto

Nesse período é normal que surjam dúvidas e inseguranças com relação a esse novo ciclo. Por isso, é essencial estabelecer uma comunicação aberta e efetiva com o seu filho. O papel da família nesse processo é muito importante, seja orientando, apoiando e ajudando o adolescente a lidar com as emoções presentes nessa fase.

Incentive a autonomia

O Ensino Médio é o melhor momento para incentivar a autonomia dos estudantes. Afinal, a cada etapa é necessário que eles façam cada vez mais escolhas por conta própria. Então use essa oportunidade para começar a incentivar essa habilidade, dando espaço para as decisões individuais, mas ainda orientando com maturidade e sabedoria.

Acompanhar o cronograma de aulas, mas permitir que seu filho dê o primeiro passo é uma forma simples e eficaz de estimular a autonomia. Por isso, permita que ele escolha os horários de estudos e as atividades que vão complementar a agenda dele nesse ano letivo, por exemplo.

Alinhe as expectativas sobre o presente

A preparação para os vestibulares é o foco principal do Ensino Médio. Porém, durante a transição, esse assunto pode ser conversado de uma forma mais leve, ajudando seu filho a focar nos desafios do presente.

Entenda quais são as ideias iniciais do estudante sobre o Ensino Médio e sobre as possibilidades que tem, sem colocar mais peso nesse momento de transição.

O objetivo do Colégio Bom Jesus é acolher e auxiliar os alunos em todas as fases da escolarização básica. Esse é o jeito Bom Jesus de ser e ensinar!


GALERIA DE FOTOS



BLOG e NOTÍCIAS RELACIONADAS


 
AGENDAR UMA VISITA