Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

No Ensino Fundamental II – Anos Finais, a proposta pedagógica concebe o aluno como um aprendiz ativo, capaz de investigar e de compreender temáticas complexas, bem como envolver-se com o que aprendeu em novos desafios e cenários. Incorpora em seus princípios o raciocínio e os estudos a respeito da ciência da aprendizagem e suas novas abordagens, que têm como foco o entendimento e as investigações interdisciplinares sobre a neurociência e a educação.

Relaciona-se à pedagogia histórico-crítica ou histórico-social e à psicologia cognitiva, que envolve os estudos referentes ao construtivismo, ao sociointeracionismo, à aprendizagem significativa, entre outros estudos. 
É importante estabelecermos a nossa relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que corresponde a um documento de caráter normativo em nível nacional. Esse documento apresenta competências gerais que perpassam todos os componentes curriculares.

A BNCC define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas na unidade escolar ao longo das etapas da Educação Básica para que os alunos tenham assegurado o seu direito de aprendizagem proposto pelo Plano Nacional de Educação (PNE), em consonância ao § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996) e orientada por princípios propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DNC), como os éticos, políticos e estéticos que objetivam à integralidade da formação humana e à construção de uma sociedade cada vez mais justa, democrática e inclusiva.
Conheça algumas possibilidades exploradas durante o Ensino Fundamental II.

Educação Matemática: no Ensino Fundamental – Anos Finais, a Matemática é trabalhada por meio da investigação e da resolução de problemas, utilizando o conhecimento prévio dos alunos como ferramenta para estabelecerem hipóteses que serão analisadas e discutidas com todo o grupo. São incentivados a explorar padrões e regularidades, e convidados a procurar relações, descobrir métodos que funcionam, justificar resultados e desenvolver o pensamento reflexivo, apoiando-se em estratégias de contextualização que tenham significado. A investigação acontece nos momentos de reflexão e percepção de como os processos matemáticos ocorrem, de forma a compreender um conceito e generalizá-lo. A aplicação de conceitos e algoritmos é de forma contextualizada, trazendo os assuntos da Matemática para o contexto no qual o aluno está inserido, promovendo a percepção de que a Matemática é essencial para a vida em sociedade.

Concurso Literário: a organização e a realização do Concurso Literário estão a cargo do Centro de Estudos e Pesquisa do Colégio Bom Jesus e das Unidades Bom Jesus. O objetivo é incentivar os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, a produzir textos considerando temas de relevância atual. Os textos serão apreciados por uma Comissão Avaliadora, composta por profissionais da área de Linguagens do Colégio Bom Jesus e da FAE Centro Universitário. Após o resultado, ocorre uma cerimônia de premiação nas Unidades Bom Jesus.

Mostra do Conhecimento: é um evento das Unidades Bom Jesus, envolvendo da Educação Infantil ao Ensino Médio. Durante o ano, nossos alunos produzem em sala diversas atividades nos mais variados temas, com o intuito de motivá-los ainda mais a buscar o conhecimento e também para compartilhar com os familiares e a comunidade escolar a excelência do trabalho desenvolvido. Na ocasião, nossos estudantes podem mostrar todo o seu potencial, seu talento e suas habilidades.

Avaliação Diagnóstica: desenvolvida pelo CEP, trata-se de um mecanismo avaliativo para acompanhar os alunos de forma personalizada, valorizando e respeitando as individualidades. As avaliações são aplicadas aos alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais a 3.ª série do Ensino Médio em dois momentos do ano letivo. Buscamos com este instrumento:

  • Oferecer transparência para os resultados dos processos de ensino e aprendizagem. 
  • Auxiliar gestores/assessores com ferramentas para a tomada de decisões relativas ao planejamento e ao desenvolvimento de processos no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • Conduzir a intervenção pedagógica, possibilitando a correção de lacunas na aprendizagem.
  • Compreender o corpo discente em relação ao tipo de habilidades ainda não desenvolvidas e oferecer mecanismos para que se desenvolvam.
  • Identificar dificuldades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • Aprimorar as metodologias de ensino.
  • Aproximar pais ou responsáveis aos processos de ensino e aprendizagem.

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